Ginseng brasileiro, raiz nativa utilizada há séculos pelos povos indígenas ganha o mundo





Ginseng brasileiro, raiz nativa utilizada há séculos pelos povos indígenas ganha o mundo

Leia a matéria completa em: https://agronews.tv.br/ginseng-brasileiro-raiz-nativa-utilizada-ha-seculos-pelos-povos-indigenas-ganha-o-mundo/

A produção estimada do ginseng brasileiro para a safra 2019-2021 é de 300 toneladas, sendo que 95% da produção é exportada. A China é o principal destino e fica com metade do que é vendido lá fora. Uso popular indica que a raiz aumenta a disposição, o apetite e é até afrodisíaca.

O município de Querência do Norte, no Noroeste do Paraná, é o reduto do ginseng brasileiro. Por seus 914 quilômetros quadrados repletos de terra úmida, a planta medicinal impera principalmente nas ilhas e várzeas do Rio Paraná, o segundo maior rio da América do Sul, localizado bem próximo ao pequeno município com pouco mais de 12 mil habitantes.

Inscreva-se no canal: https://bit.ly/3jmH0eF

A planta, no entanto, só começou a gerar negócios na região no final da década de 90, quando os agricultores locais se juntaram a pesquisadores e técnicos do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PR), liderados por Cirino Corrêa Júnior, coordenador estadual de plantas potenciais, medicinais e aromáticas da entidade.

“Ao chegarmos ao município, identificamos a planta e incentivamos o cultivo e a retirada de forma correta, sempre respeitando o meio ambiente e a preservação da espécie”, conta Corrêa Junior, que escreveu uma tese sobre o tema, enquanto fazia seu doutorado na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp (universidade de São Paulo).

Inscreva-se no canal: https://bit.ly/3jmH0eF

#ginseng #ginsengbrasileiro #agronews



source

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *